terça-feira, 17 de maio de 2011

Planejando as aulas de História com as atividades da Caixa

No primeiro momento da reunião os professores apresentam suas impressões e expectativas.

             A segunda reunião aconteceu no dia 13 de abril com a presença de Helenice, e Luis como coordenadores do projeto, Edna, Daniel e Marcos como professores da escola e  Denise e Lorena como bolsistas. A intenção era trocar ideias sobre o planejamento  e elaborar conjuntamente um cronograma de uso das atividades da Caixa de História nas turmas.

Num segundo momento os professores tratam de seus planejamentos e suas pretensões
de como utilizar a Caixa em sala de aula.

  A professora Edna, que vai trabalhar com o conteúdo sobre a expansão ibérica e colonização em suas turmas de 7º ano, decidiu usar a atividade n. 1, de mapas, para explicar o processo a partir das cartas de navegação que fazem partes da Caixa de História.  Luis desenvolveu juntamente com a professora as melhores formas de se trabalhar com os mapas. Helenice sugeriu a utilização de atividade de registros de nascimentos e mortes ao trabalhar o séc. XIX para as turmas do 8º ano.
          
Já o professor Daniel, que trabalha com as turmas de EJA matutino do 7º, 8º e 9º ano, usará a atividade n. 1, de mapas,  e a de n. 2, de fotografia, usando  os mapas e as fichas relativas às ferrovias existentes em São Gonçalo no inicio do século XX e algumas fotografias como a da Fazenda Colubandê. Por causa da própria organização dos cursos de Educação de Jovens e Adultos, cujo período letivo é semestral, as atividades também serão utilizadas para avaliação do aproveitamento das turmas, além de sensibilizar os alunos para os processos e a construção histórica.
          
Ficou decidido que no dia 18 de maio haverá uma breve apresentação do Projeto Caixas de História aos alunos das turmas participantes e que as atividades serão ministradas a partir de junho, concomitantemente aos conteúdos programados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário