segunda-feira, 16 de maio de 2011

Iniciando o projeto com uma oficina



Reunião de planejamento dia 31/03/2011 com os professores Helenice e Marcelo e com os professores da escola Edna, Daniel, Marcos e Américo.


             Aconteceu no dia 31 de março de 2011 o primeiro encontro com os professores interessados neste projeto. Estavam presentes os professores Edna e Daniel de História do segundo segmento do fundamental e Américo e Marcos de Geografia. Representando o projeto, estavam a Professora Helenice, coordenadora do Projeto, Professor Marcelo, Co-autor do projeto e a bolsista Denise.


Os professores observam fotos documentais de São Gonçalo e fazem uma primeira discussão
acerca das possibilidades de utilizá-las em suas práticas docentes.



             Helenice e Marcelo apresentaram as informações sobre a dinâmica, duração e objetivos. Houve um bate-papo legal entre todos os professores, várias ideias e intervenções, principalmente relacionadas aos futuros desdobramentos virtuais da Caixa de História.



Helenice e Marcelo fazem uma  exposição mais detalhada sobre as possibilidades de uso da Caixa.


             Daniel e Edna, que se disponibilizaram a participar do projeto, demonstraram preocupação em "casar" as atividades da Caixa com os conteúdos obrigatórios, sendo prontamente tranquilizados pela professora Helenice, que explicou o caráter dinâmico, independente e adaptável das atividades, já que estas foram pensadas para que os alunos trabalhem com vários tipos de fontes, desenvolvam a crítica e a autonomia do pensar.
            Na segunda parte da reunião aconteceu uma oficina com a atividade 2, que utiliza fotografias do município de São Gonçalo do início do sec. XX. As imagens transportaram os professores às suas próprias memórias, identificando locais, épocas, mudanças e permanências.
           Ao final da oficina, foram combinados os novos encontros do grupo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário