quarta-feira, 29 de junho de 2011

As turmas da escola usam a Atividade 1: Tempos e Espaços: a leitura de mapas

A atividade 1, Tempos e espaços: a leitura de mapas, foi usada com adaptações pelos professores, de acordo com os conteúdos com que eles estavam trabalhando em suas turmas. A professora Edna usou o segundo e o terceiro momento da segunda etapa nas turmas do oitavo ano. Assim, inicialmente ela localizou com seus alunos o município de São Gonçalo no mapa, bem como os bairros de moradia dos alunos e seu espaço de circulação. Do mesmo modo fez o professor Daniel com as turmas de sétimo ano do EJA.

Aluna da turma 801 trabalha com
o mapa do Estado do Rio de Janeiro.











 Uma parte da atividade realizada nas turmas do nono ano foi o terceiro momento da 2a Etapa, quando são demarcados no mapa da cidade, a partir de fichas de informação, as estradas de ferro Leopoldina e Maricá, de grande importância no final do seculo XIX e início do século XX e os portos das fazendas locais, que deram nome a diversos bairros.

O resultado do segundo moemnto da 1a etapa do trabalho com o mapa de São Gonçalo foi a identificação e interrelação, na vida do aluno, do bairro de moradia com os bairros adjacentes.
 A professora Edna percebeu que a proposta original exigia uma logística complexa de troca de informações entre os grupos e fez uma planta baixa de como os grupos deveriam se reorganizar para trocar infomações.

A professora Edna explica como
os grupos deveriam se reorganizar
na 3a etapa da Atividade 1.
Os alunos da turma 801 comparam os diversos
 mapas e complementam informações.















Nas turma de EJA do sétimo ano, o pofessor Daniel ainda utilizou a exibição dos mapas em datashow, mostrando aos alunos a localização da escola entre os bairros de Santa Luzia e Jardim Catarina. Os alunos ofereceram diversas informações sobre as vias de acesso entre um bairro e outro.

Além da exibição de imagens dos mapas, o professor Daniel utilizou bússolas em cada grupo para os alunos vivenciarem um aspecto da aventura portuguesa nas navegações.






Os alunos das turmas do oitavo ano do Ensino Fundamental e do sétimo ano do EJA também exploraram os mapas históricos, comparando-os entre si e percebendo que cada época priorizou no registr odos mapas aspectos físicos, como rios e ilhas, ou marcas da ação humana, como cidades, fortes e capelas.

Ficha exploratória preenchida pelos alunos do sétimo ano do EJA.


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