quarta-feira, 15 de junho de 2011

A Atividade 1: Tempos e Espaços: a leitura de mapas

           A Atividade 1 da Caixa de História de São Gonçalo , Tempos e espaços: a leitura de mapas, possui três etapas, que se subdividem em momentos. As etapas são: 1ª Etapa: Localizando São Gonçalo; 2ª Etapa: Conhecer, nomear e controlar e 3ª Etapa: Caminhos de viajantes e de mercadorias...
          O professor, ao ler a atividade, deve escolher as etapas e momentos de interesse de seu planejamento.  
Os objetivos gerais da atividade são: 
  •         Compreender a produção cartográfica como uma expressão do esforço humano em conhecer, ocupar, controlar e transformar o espaço geográfico.
  •   Compreender os mapas como uma representação do espaço permeada por valores culturais/sociais de seus autores e não como uma reprodução real do espaço.

Ao final da 1a etapa da atividade, pretende-se que o aluno seja capaz de:
  •   Localizar São Gonçalo espacialmente no estado e no país;
  •  Compreender a inserção de São Gonçalo em contextos espaciais e políticos mais amplos.
Ao final da 2a etapa da atividade:
  •       Conhecer a representação cartográfica de São Gonçalo dos séculos XVI, XVII e XIX;
  •      Relacionar influências da cultura indígena e portuguesa na atribuição de nomes a lugares de São Gonçalo.
Ao final da 3a Etapa: 
  • Relacionar o processo de ocupação do território gonçalense ao estabelecimento das vias fluviais e ferroviárias de transporte.
  • Compreender a importância dos meios de transporte fluvial e ferroviário para os gonçalenses do século XIX e de princípios do XX 

 

Para atingir tais objetivos, na atividade são disponibilizados mapas históricos  sobre a região que inclui São Gonçalo hoje. Tais mapas podem ser usados para atender a objetivos diversos, como os relacionados acima, bem como em interrelação com o conteúdo programático. No caso do estudo do período colonial, por exemplo, como evidência do interesse português em conhecer e nomear o território.

Também fazem parte da Atividade n. 1 da Caixa mapas políticos atuais,  como o que se segue, e sugestões de como explorar tais mapas. Entre as sugestões, está a da localização de portos e o traçado do trajeto das linhas ferroviárias do final do século XIX e início do XX, evidenciando a existência de algumas relações sociais entre habitantes de bairros do município e cidades próximas, como o Rio de Janeiro.


O Caderno de Atividades oferece sugestões e sequências possíveis para o melhor uso didático dessas fontes documentais. 

Um comentário:

  1. Gostaria de ressaltar a importância de compartilhar as atividades desse projeto pelo blog. Estamos acompanhando aqui em Teresina com muito interesse.

    Denilson Botelho
    PIBID-História/UFPI

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