A Atividade 1 da Caixa de História de São Gonçalo , Tempos e espaços: a leitura de mapas, possui três etapas, que se subdividem em momentos. As etapas são: 1ª Etapa: Localizando São Gonçalo; 2ª Etapa: Conhecer, nomear e controlar e 3ª Etapa: Caminhos de viajantes e de mercadorias...
O professor, ao ler a atividade, deve escolher as etapas e momentos de interesse de seu planejamento.
Os objetivos gerais da atividade são:
- Compreender a produção cartográfica como uma expressão do esforço humano em conhecer, ocupar, controlar e transformar o espaço geográfico.
- Compreender os mapas como uma representação do espaço permeada por valores culturais/sociais de seus autores e não como uma reprodução real do espaço.
- Localizar São Gonçalo espacialmente no estado e no país;
- Compreender a inserção de São Gonçalo em contextos espaciais e políticos mais amplos.
- Conhecer a representação cartográfica de São Gonçalo dos séculos XVI, XVII e XIX;
- Relacionar influências da cultura indígena e portuguesa na atribuição de nomes a lugares de São Gonçalo.
- Relacionar o processo de ocupação do território gonçalense ao estabelecimento das vias fluviais e ferroviárias de transporte.
- Compreender a importância dos meios de transporte fluvial e ferroviário para os gonçalenses do século XIX e de princípios do XX
Para atingir tais objetivos, na atividade são disponibilizados mapas históricos sobre a região que inclui São Gonçalo hoje. Tais mapas podem ser usados para atender a objetivos diversos, como os relacionados acima, bem como em interrelação com o conteúdo programático. No caso do estudo do período colonial, por exemplo, como evidência do interesse português em conhecer e nomear o território.
O Caderno de Atividades oferece sugestões e sequências possíveis para o melhor uso didático dessas fontes documentais.
Gostaria de ressaltar a importância de compartilhar as atividades desse projeto pelo blog. Estamos acompanhando aqui em Teresina com muito interesse.
ResponderExcluirDenilson Botelho
PIBID-História/UFPI