quarta-feira, 29 de junho de 2011

As turmas da escola usam a Atividade 1: Tempos e Espaços: a leitura de mapas

A atividade 1, Tempos e espaços: a leitura de mapas, foi usada com adaptações pelos professores, de acordo com os conteúdos com que eles estavam trabalhando em suas turmas. A professora Edna usou o segundo e o terceiro momento da segunda etapa nas turmas do oitavo ano. Assim, inicialmente ela localizou com seus alunos o município de São Gonçalo no mapa, bem como os bairros de moradia dos alunos e seu espaço de circulação. Do mesmo modo fez o professor Daniel com as turmas de sétimo ano do EJA.

Aluna da turma 801 trabalha com
o mapa do Estado do Rio de Janeiro.











 Uma parte da atividade realizada nas turmas do nono ano foi o terceiro momento da 2a Etapa, quando são demarcados no mapa da cidade, a partir de fichas de informação, as estradas de ferro Leopoldina e Maricá, de grande importância no final do seculo XIX e início do século XX e os portos das fazendas locais, que deram nome a diversos bairros.

O resultado do segundo moemnto da 1a etapa do trabalho com o mapa de São Gonçalo foi a identificação e interrelação, na vida do aluno, do bairro de moradia com os bairros adjacentes.
 A professora Edna percebeu que a proposta original exigia uma logística complexa de troca de informações entre os grupos e fez uma planta baixa de como os grupos deveriam se reorganizar para trocar infomações.

A professora Edna explica como
os grupos deveriam se reorganizar
na 3a etapa da Atividade 1.
Os alunos da turma 801 comparam os diversos
 mapas e complementam informações.















Nas turma de EJA do sétimo ano, o pofessor Daniel ainda utilizou a exibição dos mapas em datashow, mostrando aos alunos a localização da escola entre os bairros de Santa Luzia e Jardim Catarina. Os alunos ofereceram diversas informações sobre as vias de acesso entre um bairro e outro.

Além da exibição de imagens dos mapas, o professor Daniel utilizou bússolas em cada grupo para os alunos vivenciarem um aspecto da aventura portuguesa nas navegações.






Os alunos das turmas do oitavo ano do Ensino Fundamental e do sétimo ano do EJA também exploraram os mapas históricos, comparando-os entre si e percebendo que cada época priorizou no registr odos mapas aspectos físicos, como rios e ilhas, ou marcas da ação humana, como cidades, fortes e capelas.

Ficha exploratória preenchida pelos alunos do sétimo ano do EJA.


terça-feira, 28 de junho de 2011

Atividades realizadas em junho na escola

No mês de junho, entre os dias 7 e 22 de junho, os professores Edna e Daniel planejaram usar as atividades 1, 2 e 3 da Caixa de História. 
Por conta das atividades de final de bimestre, a finalização de parte das atividades ficou para o retorno das aulas em agosto.

A professora Edna adaptou partes da Atividade 1 para as turmas dos oitavos e nonos anos do Ensino Fundamental e a Atividade 3 para o nono ano. 


Daniel também adaptou parte da Atividade 1 para as turmas de sétimo ano e a Atividade 2 para a turma de oitavo ano.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

A Atividade 1: Tempos e Espaços: a leitura de mapas

           A Atividade 1 da Caixa de História de São Gonçalo , Tempos e espaços: a leitura de mapas, possui três etapas, que se subdividem em momentos. As etapas são: 1ª Etapa: Localizando São Gonçalo; 2ª Etapa: Conhecer, nomear e controlar e 3ª Etapa: Caminhos de viajantes e de mercadorias...
          O professor, ao ler a atividade, deve escolher as etapas e momentos de interesse de seu planejamento.  
Os objetivos gerais da atividade são: 
  •         Compreender a produção cartográfica como uma expressão do esforço humano em conhecer, ocupar, controlar e transformar o espaço geográfico.
  •   Compreender os mapas como uma representação do espaço permeada por valores culturais/sociais de seus autores e não como uma reprodução real do espaço.

Ao final da 1a etapa da atividade, pretende-se que o aluno seja capaz de:
  •   Localizar São Gonçalo espacialmente no estado e no país;
  •  Compreender a inserção de São Gonçalo em contextos espaciais e políticos mais amplos.
Ao final da 2a etapa da atividade:
  •       Conhecer a representação cartográfica de São Gonçalo dos séculos XVI, XVII e XIX;
  •      Relacionar influências da cultura indígena e portuguesa na atribuição de nomes a lugares de São Gonçalo.
Ao final da 3a Etapa: 
  • Relacionar o processo de ocupação do território gonçalense ao estabelecimento das vias fluviais e ferroviárias de transporte.
  • Compreender a importância dos meios de transporte fluvial e ferroviário para os gonçalenses do século XIX e de princípios do XX 

 

Para atingir tais objetivos, na atividade são disponibilizados mapas históricos  sobre a região que inclui São Gonçalo hoje. Tais mapas podem ser usados para atender a objetivos diversos, como os relacionados acima, bem como em interrelação com o conteúdo programático. No caso do estudo do período colonial, por exemplo, como evidência do interesse português em conhecer e nomear o território.

Também fazem parte da Atividade n. 1 da Caixa mapas políticos atuais,  como o que se segue, e sugestões de como explorar tais mapas. Entre as sugestões, está a da localização de portos e o traçado do trajeto das linhas ferroviárias do final do século XIX e início do XX, evidenciando a existência de algumas relações sociais entre habitantes de bairros do município e cidades próximas, como o Rio de Janeiro.


O Caderno de Atividades oferece sugestões e sequências possíveis para o melhor uso didático dessas fontes documentais. 

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Próximos passos do projeto

Nás próximas semanas os professores Edna e Daniel realizarão atividades com seus alunos das turmas do Ensino Fundamental Regular e da Educação de Jovens e Adultos Diurno. Foram planejadas atividades adaptadas das propostas na Atividade 1 da Caixa de História, Tempos e espaços: a lietura de mapas. Essa atividade consta de um conjunto de atividades, realiadas ora com os mapas políticos do município, do estado e do país, ora com mapas históricos da região da Baía de Guanabara que inclui São Gonçalo. O objetivo é oferecer ao professor múltiplas possibilidades de uso do rico material disponibilizado na Caixa de História de São Gonçalo.
Registraremos aqui, inicialmente com fotografias  e depois com pequenos vídeos a realização da atividades em sala de aula.