segunda-feira, 23 de maio de 2011

Apresentando o Projeto às turmas de sétimo e oitavo ano

A professora Helenice apresenta o projeto aos alunos do sétimo ano.

            No dia 18 de maio, Helenice, Denise e Lorena reuniram-se com o professor Daniel para os últimos ajustes das atividades que serão utilizadas com os alunos. Foi decidido qual seria a melhor forma de realizá-las, a partir dos objetivos estabelecidos pelo professor,  bem como foram listados os materiais de apoio à execução das mesmas. O professor vai utilizar com suas turmas o mês de junho, em dias agendados com a coordenação do projeto, as atividades n.1, de Cartografia, e n.2, de Fotografia.  
            Neste mesmo dia houve a apresentação do projeto e da equipe às turmas de 7o e 8o ano do professor Daniel e foram dados esclarecimentos aos alunos. Juntamente com este pontapé inicial foram doadas à escola mais duas Caixas de História de São Gonçalo,  que ficarão sob a responsabilidade dos professores participantes - Edna e Daniel - até o fim do projeto. Após este período, será integrada  ao acervo de materiais de apoio didático da instituição.
            Na próxima postagem neste blog os interessados nessas atividades conhecerão mais detalhes de suas propostas. 
Entrega da Caixa ao professor Daniel.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Planejando as aulas de História com as atividades da Caixa

No primeiro momento da reunião os professores apresentam suas impressões e expectativas.

             A segunda reunião aconteceu no dia 13 de abril com a presença de Helenice, e Luis como coordenadores do projeto, Edna, Daniel e Marcos como professores da escola e  Denise e Lorena como bolsistas. A intenção era trocar ideias sobre o planejamento  e elaborar conjuntamente um cronograma de uso das atividades da Caixa de História nas turmas.

Num segundo momento os professores tratam de seus planejamentos e suas pretensões
de como utilizar a Caixa em sala de aula.

  A professora Edna, que vai trabalhar com o conteúdo sobre a expansão ibérica e colonização em suas turmas de 7º ano, decidiu usar a atividade n. 1, de mapas, para explicar o processo a partir das cartas de navegação que fazem partes da Caixa de História.  Luis desenvolveu juntamente com a professora as melhores formas de se trabalhar com os mapas. Helenice sugeriu a utilização de atividade de registros de nascimentos e mortes ao trabalhar o séc. XIX para as turmas do 8º ano.
          
Já o professor Daniel, que trabalha com as turmas de EJA matutino do 7º, 8º e 9º ano, usará a atividade n. 1, de mapas,  e a de n. 2, de fotografia, usando  os mapas e as fichas relativas às ferrovias existentes em São Gonçalo no inicio do século XX e algumas fotografias como a da Fazenda Colubandê. Por causa da própria organização dos cursos de Educação de Jovens e Adultos, cujo período letivo é semestral, as atividades também serão utilizadas para avaliação do aproveitamento das turmas, além de sensibilizar os alunos para os processos e a construção histórica.
          
Ficou decidido que no dia 18 de maio haverá uma breve apresentação do Projeto Caixas de História aos alunos das turmas participantes e que as atividades serão ministradas a partir de junho, concomitantemente aos conteúdos programados.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Iniciando o projeto com uma oficina



Reunião de planejamento dia 31/03/2011 com os professores Helenice e Marcelo e com os professores da escola Edna, Daniel, Marcos e Américo.


             Aconteceu no dia 31 de março de 2011 o primeiro encontro com os professores interessados neste projeto. Estavam presentes os professores Edna e Daniel de História do segundo segmento do fundamental e Américo e Marcos de Geografia. Representando o projeto, estavam a Professora Helenice, coordenadora do Projeto, Professor Marcelo, Co-autor do projeto e a bolsista Denise.


Os professores observam fotos documentais de São Gonçalo e fazem uma primeira discussão
acerca das possibilidades de utilizá-las em suas práticas docentes.



             Helenice e Marcelo apresentaram as informações sobre a dinâmica, duração e objetivos. Houve um bate-papo legal entre todos os professores, várias ideias e intervenções, principalmente relacionadas aos futuros desdobramentos virtuais da Caixa de História.



Helenice e Marcelo fazem uma  exposição mais detalhada sobre as possibilidades de uso da Caixa.


             Daniel e Edna, que se disponibilizaram a participar do projeto, demonstraram preocupação em "casar" as atividades da Caixa com os conteúdos obrigatórios, sendo prontamente tranquilizados pela professora Helenice, que explicou o caráter dinâmico, independente e adaptável das atividades, já que estas foram pensadas para que os alunos trabalhem com vários tipos de fontes, desenvolvam a crítica e a autonomia do pensar.
            Na segunda parte da reunião aconteceu uma oficina com a atividade 2, que utiliza fotografias do município de São Gonçalo do início do sec. XX. As imagens transportaram os professores às suas próprias memórias, identificando locais, épocas, mudanças e permanências.
           Ao final da oficina, foram combinados os novos encontros do grupo.


quarta-feira, 11 de maio de 2011

A escola onde o projeto acontece



A Escola Municipal Anísio Spindola Teixeira situa-se no bairro de Santa Luzia, no município de São Gonçalo e atende principalmente os moradores locais. Funciona em três turnos e soma no conjunto 1306 alunos. No primeiro turno a escola oferece o pré-escolar II, o segundo segmento do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos; no segundo turno funciona o pré-escolar I e o primeiro segmento do Ensino Fundamental, no terceiro turno o ensino da escola dedica-se a EJA. Na administração da escola está Elisabete Clem Azevedo como diretora e uma equipe pedagógica.
Participando do projeto como professores bolsistas teremos o professor Daniel Gomes Aguiar que pretende desenvolver atividades na disciplina Historia com as turmas que correspondem ao 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Contamos também com a professora Edna Fernandes Antunes que desenvolverá atividades na disciplina história com suas turmas do segundo segmento do ensino fundamental.